quinta-feira, 21 de abril de 2011

FERMENTO

Texto Bíblico: “Disse mais: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.” Lucas 13:20-21

Citação: “Assim como o fermento age na farinha, o Espírito Santo age no coração humano, absorvendo todas as suas faculdades e aptidões, pondo alma, corpo e espírito em harmonia com Cristo.
Na parábola, a mulher colocou o fermento na farinha. Ele era necessário para suprir uma necessidade. Com isso, Deus queria ensinar-nos que, por si mesmo, o homem não possui os atributos da salvação. Ele não pode transformar-se pelo uso de sua vontade. A verdade tem de ser recebida no coração. Assim o fermento divino realiza sua obra. Por seu poder transformador e vitalizante, produz uma mudança no coração. São despertados novos pensamentos, novos sentimentos, novos propósitos. A mente é transformada, as faculdades são postas em atividade.” Review & Herald, 25 jul, 1899.

Você já viu a mamãe (ou alguém) fazer pão? Que ingredientes são usados para fazer pão? Normalmente colocamos fermento em água morna, acrescentamos açúcar, sal, óleo e depois colocamos a farinha de trigo e sovamos a massa até que fique macia. Depois disso, precisamos deixar a massa descansar por algum tempo e sabe o que acontece com ela? Ela cresce e fica duas vezes maior que antes. O que será que faz a massa crescer? O fermento.

História: (Lucas 13:20-21)
Nos tempos bíblicos o pão que eles faziam eram um pouco diferente dos que fazemos hoje. Eles eram mais finos e em formatos diferentes, mas eram feitos praticamente com os mesmos ingredientes. Um dia Jesus contou a história de uma mulher que resolveu fazer pão. Ela foi até a cozinha, pegou fermento, azeite, água, sal e três medidas de farinha. Ela misturou todos os ingredientes e deixou a massa descansar até que crescesse e ficasse pronta para ser assada. Depois ela assou no forno e fez um delicioso pão.
Quando Jesus contou esta parábola ele queria explicar para as pessoas como o Espírito Santo trabalha em nossa vida. Nós somos como a massa de pão e o Espírito Santo é como o fermento que faz o pão crescer. A massa de pão sem fermento não cresce e não fica fofinha. Do mesmo modo, nós, por nós mesmos, não podemos crescer, isto é mudar a nossa vida, precisamos que o Espírito Santo entre em nosso coração e transforme a nossa vida, nos tornando pessoas bondosas e obedientes. Vamos pedir a Sua ajuda hoje para sermos transformados?

Oração: Querido Deus, por favor, envie o Teu Santo Espírito ao meu coração, para que a minha vida seja transformada e eu possa ser uma pessoa agradável para os outros e mostrar a eles o Teu amor. Em nome de Jesus amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário